Buscar
  • Elaine Rogeri

Quando custa um sonho. Parte 2


A lista de convidados!

Depois de decidir data e local e fazer as reservas necessárias, chega o momento dos noivos prepararem a lista de convidados.

Parece uma tarefa simples e divertida mas, quando menos se espera, a lista já tem o triplo do número de convidados pretendido e começam as discussões " porquê a vizinha da sua mãe está na sua lista? Nossa, você vai convidar todos os frequentadores da academia ? Quem são esses primos? Namoramos há 5 anos e nunca ouvi falar deles!" E por aí vai...

Aqui cabem algumas dicas:

Em primeiro lugar, o casamento é dos noivos e , a não ser que os sogros estejam pagando todas as despesas do casamento, quem define a lista de convidados são os noivos e ponto final!

Não se sintam culpados por não convidar pessoas que não sejam imprescindíveis para esse momento. Isso não significa que vocês não gostem delas, significa apenas que vocês tem um limite de espaço, de recursos e nesse momento precisam priorizar.

Nem sempre dá para convidar todas as amigas de infância ou todos os tios e primos portanto, concentrem-se na prioridade de cada um de vocês.

O ideal é que cada um faça sua lista em separado, por ordem de prioridade e depois juntos façam o ajuste final.

Podem pensar em um número de convidados 10% acima do limite que desejam , pois essa é a média de convidados que não comparecem aos eventos.

Vale também conversar informalmente com as pessoas mais próximas pois pode ser que algumas delas não possam comparecer ao seu casamento e então vocês já terão mais algumas "vagas" para a lista final.

Com a primeira lista de convidados pronta a próxima etapa será solicitar os orçamentos de produtos e serviços.

Importante: Se já reservou o local do evento mantenha a sua lista dentro do limite de convidados que o local comporta. Parece óbvio mas muitas pessoas esquecem desse "detalhe" .

Vocês terão itens com valores que não variam de acordo com o número de convidados como espaço, som, iluminação, DJ ou banda, taxas de igreja, custas de cartório, cerimonial, etc..

Outros custos como buffet, garçons, locação de mesas e cadeiras, papelaria, lembrancinhas variam de acordo com o número de convidados.

Contas feitas, o resultado está dentro do que foi planejado ? Perfeito!

O valor final está muito acima do que esperavam? Chegou a hora dos cortes.

O mais sensato é cortar número de convidados ou serviços que não agregam valor ao evento ( será que precisamos daquela decoração com flores naturais em toda a escadaria da entrada do salão... será mesmo necessário presentear madrinhas e padrinhos com itens caros ....)

Para cortes na lista de convidados o melhor é cortar por grupos, pois assim ninguém se sentirá preterido já que " a regra é clara".

Exemplo: Ao invés de cortar 4 casais de primos e 10 pessoas da academia, corte toda a lista da academia de uma vez.

Desse modo equilibrando grupos de convidados x custos vocês chegarão a lista definitiva!

Na próxima postagem falarei sobre a ordem em que os serviços devem ser contratados para evitar gastos desnecessários.

Até lá!!!!!


7 visualizações