Buscar
  • Elaine Rogeri

Quanto custa um Sonho. Parte 3


Contratação de fornecedores: Aqui a ordem dos fatores altera o produto e ajuda a economizar recursos!

Reforçando o raciocínio que foi usado anteriormente ( veja nos posts anteriores aqui www.elaineeventos.com.br/blog-elaine-eventos) ,os primeiros passos são contratar local da cerimônia e da festa, escolher o tipo de evento que gostaria de ter ( clássico, rústico, miniwedding, elopement wedding, cerimônia civil + almoço , celebrante+ jantar, e por aí vai, são muitos tipos e você também pode inventar o seu..) e preparar a lista de convidados.

Meu conselho para quem vai organizar um grande evento social como um casamento, bodas, aniversário de 15 anos( ou de 50 , ou de 80 porquê não?) é que comece o planejamento um ano antes para que possa fazer tudo com calma, pesquisar bastante e principalmente para que esse planejamento também possa ser algo prazeroso já que faz parte do evento como um todo.

Abaixo temos um check list de exemplo para quem começar a preparar o casamento com um ano de antecedência.

Para quem iniciar os preparativos com menos tempo, mudam os prazos mas a sequência pode ser a mesma.

Não vou falar sobre as questões relacionadas ao casamento civil, documentos, prazos, etc.. mas procurem se informar o quanto antes pois os prazos variam bastante de cidade para cidade.

Claro que há vários itens no exemplo acima que são detalhes e que podem ser dispensados sem nenhum prejuízo para a qualidade e sucesso do seu casamento, mas eu quis colocar aqui todos os detalhes sobre os quais normalmente me consultam.

Mas afinal por que essa sequência vai me ajudar a economizar tempo e dinheiro?

1) Reservando o espaço da festa com bastante antecedência o valor pode ser mais baixo, muitos espaços fazem promoções para contratos fechados com 1 ano ou mais de antecedência, você pode perceber que haverá um feriado em uma Segunda-Feira por exemplo e decidir fazer seu casamento no Domingo que antecede o feriado , a maioria dos fornecedores tem preços mais interessantes para eventos que não sejam aos Sábados.

2) Os bons profissionais costumam ter agendas bem apertadas, no caso de fotos e filmagem isso é ainda mais complicado pois são profissionais que facilmente podem atender em qualquer lugar do Brasil( ou do mundo...) já que o material de trabalho é mais fácil de transportar.

Por outro lado, você não precisa se limitar aos profissionais da sua cidade ou região, portanto pesquise com antecedência e conseguirá encontrar um ótimo profissional por um valor justo.

3) Cores??? Sim, a paleta de cores deve ser pensada antes da decoração, papelaria, lembrancinhas etc.. para que seu casamento fique harmonioso .

Lembre que as cores escolhidas devem harmonizar com as flores, exemplo , se sua decoração foi pensada em tons de lilás não dá pra usar rosas vermelhas ou outras flores em tons de laranja.

O responsável pela decoração ou cerimonialista pode sugerir as cores, as combinações que mais harmonizam, mas a decisão é do casal ok, por favor, não deixe que sua festa tenha a cara do decorador!!

Muitas noivas e noivos ansiosos acabam comprando itens de decoração, lembrancinhas e até convites pela internet e depois se arrependem pois nada combina com nada e muitas vezes descartam esses itens e compram outros, e o dinheiro vai pelo ralo...

4) Os padrinhos devem ser convidados com a maior antecipação possível, para que possam se programar, economizar para as despesas que virão( presentes, roupas, etc...) e também ajudar os noivos em alguns preparativos ( que tal suas madrinhas se juntarem para confeccionar alguns itens de decoração ou as lembrancinhas? Isso garante uma boa economia e horas de diversão ).

5) O buffet deve ser escolhido antes dos doces, bolos, topos de bolos, bem casados, e lembrancinhas. Alguns fornecedores de buffet oferecem em seus cardápios opções de doces, bolos de corte e fake, e os outros itens citados antes. Nesse caso, vale uma degustação:

Se agradar: Contrate tudo que o buffet oferece, pacotes costumam sair mais em conta.

Se não agradar: Peça desconto no valor total por pessoa ou troque por outro item do cardápio.

Também converse com o buffet antes de decidir a locação de móveis, pois também há fornecedores que podem incluir esses itens no pacote e os valores costumam ser mais atrativos.

Um exemplo recente, pedi para um fornecedor trocar as mesas e cadeiras que eles ofereciam no pacote do buffet por cadeiras de ferro que serão usadas no espaço da cerimônia já que o espaço onde vai ocorrer a festa já possui mesas e cadeiras para acomodar os convidados . Economia de novo!

Vou parar por aqui, mas se alguém tiver dúvidas ou precisar de uma assessoria estou sempre a disposição ok!

Até a próxima!


0 visualização
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram