Buscar
  • Elaine Rogeri

Cerimonialista?Assessoria? Ah não precisa....


Quando um casal decide se casar com cerimônia, festa, lua de mel e tudo o mais que tem direito, acreditam que com uma boa antecedência ( 1 ano parece muito tempo!!!) poderão organizar tudo sozinhos, sem necessidade de contratar uma assessoria, afinal de contas nos dias de hoje somos todos multitarefas!



Depois do centésimo orçamento percebem que são tantos detalhes que precisam de atenção mesmo para festas despojadas e cerimônias bem pequenas, e então o arrependimento e o desespero surgem. ( RSVP o que é? Precisa mesmo de gerador??Alimentação staff, ahh? ECAD, ... já contratei uma passarela de espelho e descobri "depois" que a igreja onde vou casar não permite o uso , e agora ??....)

Quando recebo solicitação de orçamentos nesse momento de " desespero" , em geral, o casal já perdeu algum dinheiro por contratar serviços desnecessários, e perdeu muitas noites de sono por insegurança e inexperiência.

Você acredita que a assessora/cerimonialista só arruma a mesa dos doces , o vestido da noiva na entrada da igreja e organiza o cortejo. Será que vale a pena gastar dinheiro com esse serviço?

Assessoria ou cerimonial competente inicia o trabalho a partir do contrato assinado com o cliente( eu na verdade começo dando dicas na primeira troca de e-mail ou mensagem).

Uma boa assessoria vai orientar os clientes sobre todos os serviços( nem sempre o cliente precisa de indicação de fornecedor mas precisa sim saber como contratar cada tipo de serviço e de alguém que revise os contratos para evitar mal entendidos ).

Uma assessoria competente tem que absorver e filtrar todos os problemas com os fornecedores e só passar para os clientes as questões já solucionadas.


Uma assessoria vai auxiliar no gerenciamento de conflitos, seja com fornecedores ou convidados ( ... não será possível acrescentar mais pessoas na confirmação sra, estamos com todos os lugares já organizados e não é permitido fazer alterações... essa é uma das tantas explicações que damos aos convidados no momento da Confirmação de Presença, sempre há aquele convidado/a querendo levar mais uma, duas, quatro pessoas para a festa).

Se uma cerimonialista liga para uma noiva ou noivo 2 horas antes do casamento deles e diz " O bolo não chegou ou acabou a energia elétrica" sem apresentar opções de solução, então essa assessoria não serve.

" Já solicitamos a alguém que vá buscar o bolo pois o carro de entrega quebrou no caminho, já entramos em contato com a companhia de luz e a energia será restaurada em pouco tempo ou não será restaurada então usaremos o gerador" ( que a assessoria já contratou anteriormente e deixou em standby, em regiões onde há grande variação no fornecimento de energia aconselhamos contratar gerador em Uso) , essas são soluções concretas que deixam os clientes seguros e felizes por terem contratado esse serviço.


Em um casamento que organizei há três anos, a festa foi em um clube e boa parte da estrutura da cozinha era do próprio clube. No final da manhã( o casamento estava marcado para as 20:00 h mas a organização havia começado um dia antes) o responsável por gelar as bebidas me chamou para mostrar que o freezer não estava funcionando perfeitamente e que talvez a bebida não estivesse gelada na hora da festa. Liguei para o noivo e me ofereci para buscar gelo para colocar sobre a bebida dentro do freezer. Ele autorizou na mesma hora e duas horas depois a bebida já estava super gelada e ninguém reclamou de cerveja quente durante a festa ( as duas da manhã quando estávamos fazendo a contagem final da bebida consumida o gelo ainda estava intacto!!!).

Já precisei providenciar prestadores de serviço substitutos de última hora, transporte, remédio , produtos de higiene para os banheiros( sim tem salão de festas que diz que oferece e na hora não entrega), transformador de voltagem, extensão para ligar equipamentos, cadeiras extras, etc..

Você precisa de assessoria competente pra arrumar alguém para desentupir um banheiro ou um encanamento de cozinha ( espaços de eventos bem estruturados contam com equipe de manutenção, porém, se o evento é em um espaço com menos estrutura ou em uma propriedade particular, alguém tem de assumir essa função).


A assessoria vai sair correndo na madrugada pela cidade para providenciar cerveja ou água extra, vai colocar ordem nas pessoas no cortejo da cerimônia , evitar que acabem com a mesa de doces antes das fotos, vai providenciar a limpeza dos banheiros, vai ajudar a "desgrudar" aquele ser que bebeu um pouco a mais e literalmente " se pendurou" no ombro do noivo, vai orientar as recepcionistas como dizer para as convidadas que não podem levar para casa os vasos de cristal das mesas.


Sua assessoria irá lembrar todos aqueles detalhes que os noivos não podiam esquecer e montar um check list ( envia uma semana antes e checa na véspera ), irá cobrar um serviço impecável de todos os contratados, vai receber os convidados , colocar nome nos presentes que alguns deixam para entregar na festa, a assessoria é aquela que sempre consegue arrumar lugar sentado para todos, que separa uma caixa de doces para os noivos( imagina a vontade de comer aquele docinho especial depois da festa!!!)


A assessoria vai montar um roteiro juntamente com os noivos com todos os momentos que não podem ser esquecidos, uma lista das fotos importantes ( a equipe vai organizando padrinhos, pais, avós, etc.. para que os noivos não percam tempo ), ajudando os noivos a aproveitar ao máximo o momento tão sonhado.


Uma assessoria responsável é aquela que está presente e atuante não somente até o horário do final do serviço definido no contrato, mas até ter a certeza de que não é mais necessária .

Se você não sabe qual a real necessidade de uma assessoria, converse conosco, sem compromisso, lembra que lá no começo eu disse que envio dicas ( e conselhos) logo no primeiro contato ? Então aproveite e tire suas dúvidas.

Abraços e até a próxima!!!


0 visualização
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram