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  • Elaine Rogeri .

Porquê investir em um evento corporativo?


Feiras e workshops, sem sombra de dúvida, representam uma maneira rápida e eficaz de promover vendas, observar a concorrência e divulgar o negócio. Isto sem contar a oportunidade que os gestores têm para fazerem networking e transformarem cadastros em grandes parcerias e negócios.

Todo ano, diversas feiras e eventos de todos os portes e segmentos são promovidos. Porém, muitos gestores de marketing ainda desconhecem a data de sua realização ou não conseguem preparar sua equipe, stand e materiais a tempo para exporem o seu negócio.

Qual a importância dos eventos, feiras e workshops?

O principal motivo desses eventos serem tão prestigiados por todos é porque são extremamente ricos em oportunidades de negócio.

Afinal, eles reúnem num só lugar compradores, empresas fornecedoras de produtos e serviços, especialistas do setor e até mesmo a imprensa. Além disso, as feiras são uma maneira bastante eficaz dos gestores de marketing fortalecerem a imagem da organização, entrarem em contato direto com seus atuais e potenciais clientes e ainda transformarem contatos de visitantes em grandes parcerias e negócios.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios que as feiras podem oferecer aos seus expositores:

Informações valiosas sobre o mercado e a concorrência

As feiras dão às empresas expositoras a chance de fazerem uma pesquisa detalhada do mercado e obterem informações precisas relacionadas às tendências e práticas comerciais.

Além disso, elas podem ver como outras empresas concorrentes trabalham.

Um público disposto a fazer negócio

O público que visita feiras costuma apresentar o tão conhecido “espírito de compra”. Ele permanece mais aberto às novas oportunidades e mostra bastante interesse em adquirir os produtos ou serviços oferecidos pelas organizações participantes.

Ótimas oportunidades para fazer negócios

As feiras costumam reunir um público misto, com visitantes de diversos locais do país e do mundo. Isso dá às empresas expositoras a oportunidade de entrar em contato direto com fornecedores de inúmeros estados e nacionalidades.

Como encontrar um evento adequado ao perfil da empresa?

É comum vermos empresas que participam de uma feira sem mesmo ter verificado a sua potencialidade e visibilidade no mercado.

Com isso, elas acabam não obtendo muitos benefícios. Daí a importância dos gestores pesquisarem feiras adequadas ao perfil de seu negócio. Esta busca pode ser feita através do site Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, que apresenta os eventos dos mais variados setores a serem realizados no país.

Depois de fazerem uma pesquisa minuciosa, eles devem listar aqueles eventos que seriam interessantes para a sua empresa participar.

A escolha deve ser feita com base em alguns critérios básicos, tais como o tamanho do evento em números (expositores e visitantes) e os benefícios que a administração oferece ao expositor em termos publicidade.

Com estes dados em mãos, os gestores poderão escolher a melhor feira para participarem.

Que cuidados tomar na hora de se organizar para a feira?

Após a escolha do evento certo, é a hora de fazer o planejamento financeiro e analisar a viabilidade da empresa participar ou não.

É necessário calcular os gastos com equipe, organização do estante, locação de móveis e serviços, transporte dos colaboradores, entre tantos outros.

No final, o gestor poderá calcular o custo/benefício da participação do negócio no evento e verificar se é realmente compensador.

Só depois disso deverão ser discutidas as atividades de planejamento e de organização.

O mais importante é que o responsável pelo planejamento e organização do evento seja especializado, caso a equipe interna tenha algum profissional dedicado aos eventos a empresa pode ficar tranquila. Se não for assim , o melhor será contratar uma assessoria especializada, que além de garantir a qualidade final do projeto, prazos, etc,, ainda ajudará a empresa a economizar recursos.

Alguns dos itens que precisam de muito cuidado na organização:

A organização do estande

O visual do estande influencia bastante a primeira impressão que o visitante tem da sua empresa e dos produtos ou serviços oferecidos por ela.

Por isso, é importante ficar atento a todos os pequenos detalhes que podem melhorar a imagem da organização no evento.

O material promocional

Na feira ou em um workshop, o material promocional servirá para informar sobre a empresa, os produtos ou serviços que ela oferece e esclarecer possíveis dúvidas.

Todos os materiais que serão dados aos visitantes devem impressionar pela qualidade e bom gosto. Veja quais são eles:

  • Folders, considerados o cartão de visita da empresa;

  • Catálogos ou folhetos, mostrando a linha de produtos ou serviços;

  • Cartões de visita, com o contato de cada gestor ou funcionário;

  • Revistas, mostrando o mercado em que a empresa trabalha e suas soluções;

  • Brindes, como calendário de mesa, adesivo e bloco de notas.

Os móveis e materiais de trabalho

O estande também precisará de uma mobília que mais se adapta ao ramo de negócio que sua empresa trabalha, além de plantas e materiais de decoração.

Também é importante ficar atento as instalações das tomadas para o funcionamento de TVs e computadores.

Serviço de buffet e alimentação de colaboradores

Será necessário planejar o que será servido aos clientes e prospects que visitarão seu estande ou participarão de seu workshop.

Seus colaboradores também precisarão se alimentar, programar o que será servido, qual o horário de descanso de cada um, lembre que diferente do escritório, o evento não fecha pro almoço!!

Segurança, transporte, pagamentos, identificação e cadastro , divulgação, limpeza, são outros itens também vitais para a organização de um evento.

Quer saber mais sobre organização de eventos corporativos ou precisa de uma assessoria especializada ? Estamos a disposição!

Elaine Eventos

elaineeventos.com.br

(15)99655-7581

Fonte de consulta: Printi


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